O concurso tem como objetivo selecionar, entre várias propostas apresentadas por arquitetos colombianos e internacionais, o projeto que melhor integra o rio à cidade metropolitana, incentivando a criação de espaços públicos através da reorganização da infraestrutura rodoviária, ocupando as margens do mesmo.
A área de intervenção é definida como uma propriedade pública de espaço disponível ao longo das principais estradas e de remoção de água determinada para ambos os lados. A proposta inclui retirada de água de 60 metros de cada lado, com adições de alguns setores que compõem as zonas verdes residuais, as áreas urbanizadas ou a emenda dos sistemas naturais próximos ao rio.
A Sociedade Colombiana de Arquitetos determinou que o concurso será realizado em duas etapas. Na primeira, os participantes irão apresentar os esquemas básicos para os setores sul, central e norte, com um comprimento total de aproximadamente 26 quilômetros e uma área de 423 hectares. Estes esquemas devem fornecer o contexto necessário para o projeto global. O esquema básico contém orientações gerais e idéias sobre como o rio vai ser integrado ao tecido urbano, ao meio ambiente, bem como a natureza do espaço público proposto.
Na primeira etapa os juízes irão selecionar cinco finalistas. Cada um deles receberá de reconhecimento de US$ 35 milhões. Na segunda etapa, os finalistas irão desenvolver o anteprojeto urbanístico, paisagístico e arquitetônico para o setor central, com uma extensão de aproximadamente 19 quilômetros e uma área de 328 hectares. A partir do esquema básico, o anteprojeto apresenta, com um maior nível de datalhes, as propostas para a área que corresponde ao município de Medellín. Nesta etapa serão premiados três projetos. O segundo e o terceiro lugar receberão US$ 106 e US $ 70 milhões, respectivamente. O primeiro prêmio, para o vencedor do concurso, consistirá no direito de assinar o contrato para os desenhos finais, no valor de aproximadamente US $ 2.000 milhões.
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